Rádio é o meio de comunicação mais confiável de divulgação de notícias

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2019 07h26
PixabayO rádio tem um índice de 64% de aprovação seguido pelo jornal impresso e televisão, ambos com 61%

Rádio, TV, jornal impresso, sites, Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp. Qual desses você confia mais?

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas e pela XP Investimentos, com 1.000 entrevistas entre os dias 11 e 13 de março, mostrou que o rádio tem um índice de 64% de aprovação seguido pelo jornal impresso e televisão, ambos com 61%.

A cantora Meggie Sales confirma o resultado da pesquisa divulgada pela XP.

Portais estão melhores avaliados. 32% das pessoas que participaram da pesquisa do Ipespe acreditam nas notícias publicadas, enquanto os blogs têm aprovação de 28%. Para George Ricardo, se informar em vários veículos é fundamental.

Informações repassadas por meio de redes sociais, sem fontes específicas, causam desconfiança na maioria das pessoas. O relatório mostra que para 72% dos entrevistados, Facebook e WhatsApp só divulgam notícias falsas.

Karine dos Santos, que trabalha no marketing de uma academia é ouvinte da Jovem Pan e disse que o rádio é o companheiro quando ela está dentro do carro.

No caso específico do WhatsApp, por exemplo, somente 12% acreditam que as notícias repassadas são verdadeiras. No Twitter, 52% avaliam que tudo que é postado é falso e 16% que é verdadeiro. Já o Instagram foi avaliado como tendo 17% de notícias verdadeiras e 55% de falsas.

*Informações do repórter Victor Moraes