São Paulo começa o feriado às escuras, com morte e muitos estragos; previsão é de mais chuva

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2017 09h29

Chuva provoca alagamento na Avenida Do Estado ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO AE - Chuva provoca alagamento na Avenida Do Estado

Forte chuva na capital paulista provoca alagamentos, deixa casas sem energia elétrica, prejudica o trânsito e deixa um morto em acidente no bairro do Sacomã.

O temporal no final da tarde e começo da noite dessa sexta-feira favoreceu o desabamento de um muro, que atingiu uma vítima na zona Sul da cidade. O mal tempo colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção por mais de três horas por causa dos mais de 30 pontos de alagamento.

A chuva também alagou estações de trem, transbordou córregos nas Zonas Sul e Leste e fechou o aeroporto de Congonhas por quase uma hora. Os trens da CPTM ficaram sem circular entre as estações São Caetano e Professor Celso Daniel, em Santo André, no ABC paulista.

O Prefeito de São Paulo, João Doria, avalia quais são os elementos fundamentais para minimizar os impactos provocados pela chuva. Doria diz que as chuvas ainda vão atingir a capital, “mas sem os prejuízos à população da periferia”. O prefeito fez um apelo também para a população jão jogar lixo na rua, o que pode entupir os boeiros e potencializar os alagamentos.  

Quase todos os bairros da Zona Leste ficaram em estado de alerta por causa do transbordamento de rios e córregos da região. O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Hassan Barakat, detalha o que potencializou a chuva nessa sexta-feira. “As áreas de instabilidade que vieram do interior, associadas a uma frente fria que já está litoral, mais a temperatura alta propiciaram essa chuva bem típica de verão, que atingiu São Paulo como um todo”, explica.

O meteorologista diz que São Paulo terá chuva com potencial de alagamento todos os dias do Carnaval.

Mais estragos e falta de luz

A Avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello ficou completamente alagada e um banheiro químico chegou a cair em cima de um carro. Um fio da rede elétrica se soltou e atingiu uma árvore que pegou fogo em frente à Universidade Cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé.

Muro na Vila das Mercês desabou atingindo dois veículos e uma pessoa que passava pelo local, que não resistiu aos ferimentos e morreu (Foto: Estadão Conteúdo)

Mais uma vez, a população sofreu com a falta de energia e com o descaso da Eletropaulo, que não sabia informar sobre o restabelecimento do serviço. A rádio Jovem Pan abriu os microfones para registrar uma série de casos.

Ouça a reportagem completa AQUI.

No Jardim Grimaldi, zona leste, a população relatou sete horas sem energia elétrica. A Eletropaulo não fornecia previsão de retorno da luz. Na Bela Vista, nem as ruas possuíam iluminação. Em São Caetano do Sul, grande ABC, mais escuridão.

Durante o final de tarde e toda a noite, a Eletropaulo não conseguiu estabelecer um prazo para o retorno da energia nos bairros afetados. A justificativa era da situação agravada pelos problemas meteorológicos e insuficiência de técnicos para fazer os reparos necessários.

Nem mesmo instâncias superiores e órgãos de controle do setor energético iluminam os problemas enfrentados pelos consumidores. E até 23h30, quando as escolas de samba começavam a desfilar, a maior parte dos paulistanos amargava escuridão nas residências e nas ruas.

Previsão

Pancadas de chuva voltarão a ocorrer em todos os Estados da Região Sudeste do País neste feriado. Mas a expectativa é que a sensação de abafamento predomine. De acordo com a Climatempo, há expectativa de chuva forte durante todos os dias do feriado em São Paulo. A previsão indica que pode chover inclusive durante os desfiles das escolas de samba no Anhembi, na zona norte da capital, e em especial nas noites deste sábado, 25, e também na madrugada do domingo, 26.

Os foliões que vão curtir os blocos de rua na capital paulista também devem se preparar para dias molhados. Segundo a Climatempo, a chuva deve refrescar, mas também atrapalhar a festa. No fim de semana, há previsão de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia, inclusive nas regiões da Vila Madalena e Vila Mariana, alguns dos bairros mais badalados. Em alguns momentos do dia, as chuvas virão acompanhadas de raios e ventania.

No fim de semana, a previsão de temperatura máxima em São Paulo será de 30 ºC. Na segunda-feira, 27, os termômetros deverão registrar até 29 graus.

Na praia

Quem fugiu da folia da capital paulista em direção ao litoral deve se preparar para mudanças no tempo que já começam nesta sexta-feira. O forte sol e o céu azul que estiveram presentes até a quinta-feira, 23, não vão predominar. Mas o feriado promete ser de céu com muitas nuvens e tempo abafado. Há possibilidade de pancadas de chuvas à tarde e à noite.

Com informações complementares de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.