Após 350 casos confirmados, São Paulo realiza Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 19/07/2019 07h00
Marcelo Camargo/Agência BrasilAs UBS funcionarão das 8 horas até as 17 horas, além de postos de vacinação ambulantes espalhados por todas as regiões da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo realiza mais um Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado (20). A campanha tem como público-alvo os jovens entre 15 e 29 anos de idade.

A pasta convoca mesmo os paulistanos que já tomaram a vacina ou tiveram a doença. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8 horas até as 17 horas, além de postos de vacinação ambulantes espalhados por todas as regiões da cidade.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola é a única forma de prevenção.

O ressurgimento da doença nos últimos anos é um fenômeno global.

Números da doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde os casos aumentaram quase 300% em 2019 comparado a 2018. Nesta semana, o Ministério da Saúde confirmou 426 casos de sarampo em sete estados do Brasil.

São Paulo é o estado que lidera o ranking de notificações: até o dia sete de junho 51 casos foram confirmados. Agora o número já chegou em 350.

O número representa uma alta de 586% por cento.

Na capital paulista, as três primeiras ocorrências confirmadas foram importadas, sendo uma da Noruega, uma de Israel e outra de um navio oriundo de Malta.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro