Setor calçadista comemora vendas do fim de 2018 e projeta ano aquecido

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2019 07h12 - Atualizado em 16/01/2019 07h39
Luiz Cláudio Barbosa/ Estadão Conteúdo A melhora nas vendas, na realidade, vem sendo sentida desde o fim das eleições, com as compras da Black Friday e do Natal

Depois de longo período de queda, setor calçadista brasileiro espera ano melhor. Empresários do segmento, reunidos na 46ª edição da Couromoda, feira que traz as novidades do mercado, em São Paulo, esperam crescimento de 3% nas vendas do varejo em 2019.

A melhora nas vendas, na realidade, vem sendo sentida desde o fim das eleições, com as compras da Black Friday e do Natal. O número é tido como positivo quando colocado em perspectiva com 2018, afinal entre janeiro e outubro, o varejo de calçados caiu 2,3%, em comparação com 2017, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.

A produção no Brasil, por sua vez caiu 1,6% entre janeiro e novembro de 2018 frente ao mesmo período de 2017. A mesma tendência foi sentida na exportação, porém com mais peso: em 2018 foram vendidos para o mercado externo pouco mais de 113 milhões de pares, 10,8% a menos que os 127 milhões de pares de 2017.

Mas para esse ano, a aposta segue no campo político. Os empresários estão otimistas com os novos governadores e também com a nova composição do governo federal.

Para Rosnei Alfredo da Silva, presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, somente com medidas como estas haverá a retomada da confiança de empresários e consumidores.

A Couromoda projeta gerar negócios que correspondam a 35% do movimento anual do setor. Hoje, o setor calçadista brasileiro conta com 6,6 mil empresas, a maior parte de micro e pequeno porte.

*Informações do repórter Fernando Martins

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