Submarino francês desaparecido por 50 anos é encontrado no Mediterrâneo

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2019 09h25 - Atualizado em 23/07/2019 10h47
EFE 52 pessoas morreram com o desaparecimento do la Minerve

Autoridades francesas encontraram um submarino que estava desaparecido havia mais de 50 anos. O la Minerve levava 52 tripulantes quando sumiu, no dia 27 de janeiro de 1968, a cerca de 30 quilômetros de Toulon, no sudeste do país. As causas do sumiço nunca foram reveladas e já foram alvo de especulações ao redor do mundo.

Os destroços foram localizados a 45 quilômetros da costa e a 2.370 metros de profundidade pelo mesmo navio que achou o San Juan, submarino argentino desaparecido em novembro de 2017. As equipes encontraram 3 pedaços espalhados a mais de 300 metros de distância. Em um deles, foi possível ler as quatro primeiras letras de Minerve, o que ajudou a identificação.

As buscas tinham sido suspensas um pouco depois do desaparecimento, mas no marco do 50º ano do sumiço as famílias das vítimas se mobilizaram para recomeçar a operação. Em fevereiro deste ano, o ministério da Defesa da França acatou o pedido dos familiares.

As equipes mapearam as marés e correntes marítimas e dados geográficos da implosão do submarino para estabelecer o “triângulo da incerteza”, a área onde as buscas foram concentradas. O navio que localizou os destroços também usou drones para fazer a varredura do triângulo.

Além do Minerve, outros 3 submarinos desapareceram no ano de 1968.

Uma cerimônia será realizada no local que a embarcação foi encontrada para que os familiares prestem homenagens às vítimas.

*Com informações da repórter Nanny Cox 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.