Temer elogia tema da redação do Enem: ‘Atualíssimo’

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2018 06h11
Agência BrasilTemer disse que a aplicação da prova pelo país não registrou “absolutamente nenhuma falha”, e comentou o tema escolhido

O tema da redação do Enem foi elogiado pelo presidente Michel Temer. A prova pedia para que os estudantes abordassem a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, explorando questões como a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news.

Temer disse que a aplicação da prova pelo país neste domingo (04) não registrou “absolutamente nenhuma falha”, e comentou o tema escolhido: “cumprimentei os organizadores pela oportunidade do título na prova, que trata das notícias falsas, um tema atualíssimo”.

As fake news foram uma das questões que geraram polêmicas durante as eleições, com muito conteúdo falso sendo compartilhado pela internet e candidatos a Presidente da República se acusando de espalhar as notícias.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, o tema da redação foi escolhido antes de começar a campanha eleitoral: “não foi escolha de agora, foi escolha feita em junho, julho, mas é tema relevante”.

De acordo com o Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, um boato falso foi disseminado nas redes dizendo que o Enem foi cancelado após suspeita de fraude nas regiões Norte e Nordeste.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a Polícia Federal pode investigar o caso.

*Informações do repórter Levy Guimarães