Temer recebe Maia e Moreira Franco para discutir pauta econômica e privatização da Eletrobras

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2018 06h27
EFE/Joédson AlvesTemer recebeu neste domingo (22) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro Moreira Franco

Discutir a agenda econômica do Governo e fazer a pauta andar na Câmara dos Deputados. Foi esse o objetivo da reunião deste domingo (22) entre o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, no Palácio do Jaburu.

De acordo com Maia, os principais temas tratados foram o projeto que cria um novo cadastro positivo de consumidores e o que trata da autonomia do Banco Central.

O projeto do cadastro positivo está desde o início do mês na pauta da Câmara, mas a base aliada não consegue votar. Além da forte obstrução feita pela oposição, a própria base não tem se mobilizado para aprovar.

A proposta cria uma lista com consumidores e empresas que pagam as contas em dia, dando a eles maior acesso a linhas de crédito a taxa de juros mais baixas. Na última quarta-feira, o projeto quase foi votado, mas esbarrou no baixo quórum e na falta de garantia de se conseguir uma maioria simples para a aprovação: 257 votos.

Também no domingo, Temer recebeu o ministro de Minas e Energia Moreira Franco. Na pauta, a privatização da Eletrobras, que também está emperrada na Câmara. Através de um decreto, a empresa foi incluída no Plano Nacional de Desestatização. Mas para começar a valer, o Congresso precisa aprovar o projeto que privatiza a companhia. Em quase um mês, a comissão especial que trata do tema praticamente não avançou nas discussões.

*Informações do repórter Levy Guimarães