Tensão no Oriente Médio atinge nível preocupante

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan Londres
  • 10/05/2018 11h17
EFE/Assessoria de Imprensa de Sana Mísseis anti-aéreos sírios derrubam mísseis israelenses no céu de Damasco, segundo o governo da Síria

As tensões entre Israel e Irã estão escalando para níveis preocupantes, principalmente agora que os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear.

Ontem, ocorreu um ataque às colinas de Golã, região no território da Síria que Israel ocupou depois da guerra dos seis dias em 1967.

Segundo informações de Tel Aviv, o bombardeio foi realizado pelas forças armadas do Irã que estão na Síria – e que vem sendo atacadas nos últimos meses pelos israelenses.

Foram cerca de 20 mísseis, muitos deles interceptados por Israel. não houve estrago significativo.

Ainda assim o país considerou o ataque como grave e retaliou nesta manhã.

Uma grande ofensiva militar israelense atingiu alvos do Irã também dentro do território sírio, que virou um teatro de guerra onde boa parte do planeta defende seus interesses em detrimento da população local.

A escalada, que tem todos os sinais de que pode descambar para algo muito mais grave, ocorre enquanto a Europa negocia com o Irã.

Na próxima segunda-feira os ministros do exterior britânico, francês, alemão e iraniano vão se reunir em Londres.

O governo de Teerã afirma que os europeus têm uma oportunidade bem limitada de tentar reverter o que Donald Trump fez nesta semana.

Pelo menos publicamente, os três países ocidentais têm demonstrado bastante vontade política de fazer isso.

O difícil é operacionalizar o desejo, já que os Estados Unidos ameaçam inclusive punir empresas europeias que negociarem com o Irã.

O Oriente Médio segue cada vez mais longe de um período de estabilidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.