Torquato Jardim diz que aumento de pena não é solução para combater tráfico de drogas

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2018 07h02
Brunno Dantas/TJRJ Ele também opinou sobre internação compulsória: “o médico cometerá crime de omissão de socorro se não mandar internar quem precisa de internação”

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que a solução para o problema do tráfico de drogas no Brasil não passa pelo uso da força e da repressão.

Na abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas ele afirmou que ações como a intervenção federal no Rio de Janeiro devem servir como transição para uma política que dê mais oportunidades aos jovens.

Torquato Jardim também disse que aumentar a pena para usuários de drogas não funciona. Segundo o ministro, nenhum país do mundo resolveu o problema dessa forma: “é repressão, é eficácia do poder Judiciário, mas a saúde e a educação é crescimento econômico. Nenhum país resolveu problema das drogas mediante violência policial ou aumentando pena”.

Em abril, o Governo lançou um edital para apoiar as comunidades terapêuticas, organizações sem fins lucrativos que atendem dependentes químicos. Cerca de R$ 87 milhões devem ser repassados a milhares de centros, desde que não cometam violações como privação de liberdade e trabalho forçado.

O ministro Torquato Jardim disse que as comunidades são parte da solução. Ele também opinou sobre internação compulsória: “o médico cometerá crime de omissão de socorro se não mandar internar quem precisa de internação”.

Questionado sobre descriminalização de drogas como a maconha, Torquato não quis opinar e disse que o tema deve ser discutido pelo Congresso.

*Informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.