Trump enviará 1,5 mil soldados para o Oriente Médio

O Pentágono afirmou que as forças não irão para o Iraque ou a Síria

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2019 08h06
EFE/EPA/Olivier Douliery / POOLTrump disse que se trata de uma medida de proteção no Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (24) que vai enviar 1,5 mil soldados americanos para o Oriente Médio em meio a tensões com o Irã. O gesto é uma medida de proteção.

O Pentágono afirmou que as forças não irão para o Iraque ou a Síria.

Ao deixar a Casa Branca para uma viagem ao Japão, Trump disse que se trata de uma medida de proteção no Oriente Médio, e que o número é relativamente pequeno de tropas, incluindo alguns engenheiros.

As tensões entre Teerã e Washington vêm aumentando nas últimas semanas. O anúncio do envio de militares vem um dia depois do presidente americano ter dito que não acreditava que enviar mais militares seria necessário no Oriente Médio para conter a crise com o Irã. Na semana passada, Trump escreveu que se os iranianos quiserem brigar, será o fim oficial do persa.

A resposta do Irã foi de aumentar o enriquecimento de urânio depois de ter suspendido, oficialmente, alguns compromissos internacionais feitos sob o acordo nuclear.

No início do mês, os Estados Unidos também enviaram porta-aviões para o Oriente Médio em resposta ao que chamou de indicações e advertências preocupantes vindas do Irã.

*Informações do repórter Victor Moraes