Trump impõe novas sanções ao Irã e agrava tensão no Oriente Médio

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2019 11h40
JIM LO SCALZO - EFETrump alegou que as medidas são uma resposta forte e proporcional às ações cada vez mais provocativas do país do Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs novas sanções ao Irã. Ele disse que as medidas são uma resposta forte e proporcional às ações cada vez mais provocativas do país do Oriente Médio.

Na semana passada, o Irã derrubou um drone de vigilância não-tripulado dos Estados Unidos que sobrevoava o estreito de Ormuz, importante rota para o transporte de petróleo. Trump chegou a ordenar um ataque aéreo ao Irã, mas desistiu de última hora.

Donald Trump também disse que a resposta do Irã vai determinar se as sanções terminam amanhã ou se vão continuar por anos.

O tesouro norte-americano anunciou o bloqueio de bilhões de dólares em ativos iranianos. O secretário do tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse que o problema não é com o povo do Irã, e que bloquear esse dinheiro já funcionou da última vez, e vai funcionar de novo agora.

Já o embaixador do Irã na ONU, Majid Ravanchi, disse que ainda não dá para ter um diálogo com os Estados Unidos, justamente por causa das sanções.

Pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que a remoção das tropas norte-americanas do golfo pérsico é interessante para os Estados Unidos e para o mundo.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo