TSE confirma que recadastramento biométrico ultrapassou meta prevista

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2018 09h54
Agência Brasil Agência Brasil Justiça eleitoral pretende finalizar o recadastramento biométrico até 2022

A Justiça Eleitoral superou em 54% a meta de recadastramento biométrico dos eleitores para 2018. A previsão era de cerca de 9 milhões de eleitores, mas cerca de 14 milhões compareceram aos cartórios para cadastrar as impressões digitais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem implementando a medida em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais desde 2008. A meta é concluir o cadastro das digitais até 2022. A biometria garante cadastro único, de forma que não é possível uma pessoa se passar por outra no momento da votação. Cerca de 86 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento em todo o País, o que corresponde a 58% do total.

Dos 16 estados que realizaram o cadastramento nesta etapa, o Paraná foi o que obteve o resultado mais expressivo. O estado cadastrou cerca de 525 mil pessoas, o que corresponde a um aumento de mais de 1400% em relação à meta prevista, de 24 mil eleitores. Outros 12 estados também ultrapassaram os quantitativos previstos para 2018.

Quem pretendia votar nas Eleições Gerais de 2018 teve até o último dia 9 de maio para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. A data também valia para os eleitores alterarem dados cadastrais ou transferirem o domicílio eleitoral. A reabertura do cadastro ocorrerá no dia 5 de novembro.

*Com informações da repórter Larissa Coelho

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.