Vacina contra a gripe começa a ser distribuída nesta segunda-feira para toda a população

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2019 06h37
Valdecir Galor/SMCSLiberação da vacina é especialmente importante para pessoas de 50 a 60 anos

A partir desta segunda-feira (3), a vacina contra a gripe vai ficar disponível nos postos de saúde para toda a população, incluindo quem não integrava o público-alvo da campanha, encerrada oficialmente na semana passada.

Até agora, a medicação só estava sendo oferecida para os pacientes que integram os chamados grupos prioritários – formados pelas pessoas que tem risco maior de desenvolver formas graves da doença.

A liberação da vacina é especialmente importante para pessoas de 50 a 60 anos, que não estão incluídas no público-alvo da campanha.

Segundo o Ministério da Saúde, 80% do público-alvo foi imunizado durante a campanha. Alguns estados, como Rio de Janeiro, Ceará e Tocantins, que ficaram longe da meta de imunização, decidiram manter a vacinação apenas para os grupos prioritários pelas próximas semanas e, por enquanto, ainda não vão liberar as doses para o restante da população.

A vacina dessa temporada protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

*Com informações do repórter Vitor Brown