Vacinação contra a gripe exclusiva para público prioritário termina nesta sexta

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2019 09h26
Altemar Alcantara/SemcomEm São Paulo, 3,5 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe para atingir a meta estipulada pelo governo federal

A vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira para o público prioritário da campanha. E as doses que sobrarem vão ficar disponíveis para toda a população a partir da semana que vem.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do chamado público-alvo, formado por 59 milhões de brasileiros. Idosos, crianças pequenas, grávidas, indígenas, pacientes crônicos, profissionais de saúde e professores.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressalta a importância da vacina para evitar a doença, aparentemente simples, mas que pode ter complicações graves.

Em São Paulo, 3,5 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe para atingir a meta estipulada pelo governo federal. O Estado já vacinou 8,5 de pessoas contra a doença, de acordo com o último levantamento feito no dia 24 deste mês.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que são incapazes de causar a doença.

As informações são da repórter Marcela Rahal.