Veterinários dos EUA inspecionam frigoríficos de seis estados para atestar qualidade de carnes

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2019 07h19
ROGÉRIO DE SANTIS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO ROGéRIO DE SANTIS/ESTADÃO CONTEÚDO Laboratórios do Ministério da Agricultura e também centros de análises serão inspecionados

Duas equipes de veterinários dos Estados Unidos estarão nesta segunda-feira (10) em Brasília para iniciar a inspeção de frigoríficos de seis estados. Os produtores brasileiros querem retomar a exportação de carne in natura de bovinos e suínos, mas pra isso precisam comprovar a qualidade do produto.

Frigoríficos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul vão receber a visita dos técnicos. Laboratórios do Ministério da Agricultura e também centros de análises serão inspecionados.

Os norte-americanos querem saber se os produtores brasileiros estão cumprindo com as regras sanitárias que foram definidas pelos Estados Unidos.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o governo está bastante tranquilo, uma vez que já cumpriu todas as exigências feitas pelo país. Ela garante também que questões burocráticas que ainda travavam as negociações foram totalmente resolvidas.

Em 2017, os Estados Unidos suspenderam a compra de carne in natura depois dos rebanhos apresentarem reações provocadas pela vacina contra febre aftosa. Para resolver o problema, houve redução da dose da vacina aplicada nos animais e a retirada de um dos componentes do produto.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.