Weintraub: ‘Em breve teremos uma ótima notícia referente ao contingenciamento’

“Vai ficar muito claro quem está mentindo e quem está falando a verdade”, ressaltou o ministro

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2019 06h54
Marcos Corrêa/PRO titular do MEC ainda declarou que não houve contingenciamento de recursos para Hospitais Universitários

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta terça-feira (21) que “em breve” vai divulgar mais detalhes em relação ao contingenciamento de recursos para Institutos e Universidades Federais.

Na declaração feita nas redes sociais, o titular do MEC fez mistério sobre o que será anunciado: “em breve, nós teremos uma ótima notícia referente ao contingenciamento e aí vai ficar muito claro quem está mentindo e quem está falando a verdade”.

No vídeo, Abraham Weintraub rebateu afirmações que ele classificou como fake news. O ministro garantiu que o Exame Nacional do Ensino Médio está garantido e será realizado normalmente nos dias 3 e 10 de novembro.

Weintraub negou que o Governo federal queira cobrar mensalidade dos alunos de graduação das Universidades Federais.

O titular do MEC ainda declarou que não houve contingenciamento de recursos para Hospitais Universitários: “é mais uma mentira. A gente não segurou um centavo dos hospitais no atendimento à população”.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Educação estuda criar uma bolsa para jovens que pretendem se tornar professores do ensino básico. A ideia seria premiar alunos com altas notas no Enem e que queiram cursar Pedagogia.

Atualmente, 70% dos estudantes que optam por este curso no Enem têm notas abaixo da média e, com a ação, o ministério estimularia os melhores alunos do ensino médio a serem professores.

*Informações do repórter Afonso Marangoni