Witzel vai vetar projetos sobre uso de patinetes no Rio

  • Por Jovem Pan
  • 15/06/2019 08h46
Renato S. Cerqueira/Estadão ConteúdoProjeto previa que usuários de patinete fossem obrigados a fazer prova no Detran

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), afirmou nesta sexta-feira (14) que irá vetar os projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais nesta semana sobre o uso de patinetes elétricos no estado.

“Não olhei o projeto, mas me parece que os próprios deputados reconheceram que legislar matéria de trânsito é competência da União. Como não há delegação para nós legislarmos sobre isso, é pouco provável que eu sancione qualquer projeto de lei que envolva questão de patinete”, disse o governador.

O primeiro projeto, apresentado na terça-feira (11), criava uma série de obrigações para as empresas fornecedoras dos patinetes e os usuários, entre elas o uso de capacetes, fornecimento de seguro e disponibilidade de um call center 24 horas ao dia para atender aos clientes. Os usuários ainda não poderiam andar em alta velocidade.

Depois, na quinta-feira (13), um projeto previa que usuários de patinete sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deveria fazer uma prova online no site do Detran para que pudessem utilizar os veículos.

O PL foi apresentado pelo deputado Alexandre Knoploch (PSL). Após a repercussão da medida, o próprio parlamentar se reuniu com Witzel e pediu para que o projeto fosse vetado.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga