Eduardo Moreira: “complicação do economês é para manipular pessoas”

  • Por Jovem Pan
  • 28/08/2018 11h52 - Atualizado em 20/11/2018 02h32
Johnny Drum/Jovem Pan

O comentarista do Jornal da Manhã da Jovem Pan, Eduardo Moreira, garantiu que entender economia não é um bicho de sete cabeças, no Morning Show desta terça-feira (28). Segundo ele, a complicação em torno do “economês” foi uma criação para manipular as pessoas e deixa-las sem vontade de entender o básico sobre o assunto.

“Essa complicação do economês é feita para manipular as pessoas, é uma ignorância programada. A ignorância é uma forma de poder. Os conceitos que você precisa para dominar o básico da economia é mais simples do que você imagina. Eu digo que se em 45 minutos eu não fizer a pessoas entender de economia mais que o gerente do banco dela, eu desisto de tudo”, disse.

Com o país enfrentando uma grave crise econômica, muitos candidatos vêm fazendo promessas de elevar a economia do país em um ritmo que muitos especialistas na área creem ser impossível de ser cumprida. O comentarista destaca que o Brasil não possui a confiança do empresariado e que é necessário melhorar a percepção.

“Existe uma diferença entre fato e expectativa. O fato de demorar bastante é porque tem uma inércia na economia e deixa a melhora mais lenta. Se você aponta para o lado certo e as pessoas veem que o destino é certo, as pessoas começam a investir e o país entra num círculo virtuoso e com uma boa percepção. A percepção atrapalha mais do que o próprio fato”, concluiu.