‘Gosto de olhar sempre o lado cheio do copo’, diz diretor do Sebrae sobre trajetória de sucesso

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 12h22
Jovem PanNascido na roça, Wilson Poit ganhou destaque ao vender companhia energética por 400 milhões de reais

Foi na pequena cidade de Osvaldo Cruz, no interior paulista, que o atual diretor do Sebrae, Wilson Poit, afirma ter aprendido as primeiras lições de empreendedorismo. O pai, alemão de personalidade severa, lhe deu o caminho para a conquista do sucesso que anos depois lhe renderia o maior negócio de sua vida: a venda de uma empresa na bolsa de Londres por mais de 400 milhões de reais.

O empreendedor, convidado desta quarta (29) no Morning Show, conta essa e outras histórias de sua trajetória no livro “O não você já tem, então vá à luta”, escrito em parceria com o jornalista Luiz Colombini. A obra conta ainda com o prefácio do bilionário Jorge Paulo Lemann.

Da saída da roça até conseguir vender as ações da companhia energética que leva seu sobrenome no mercado internacional, no entanto, o empresário precisou trilhar um longo caminho de tentativas e erros. O começo da trajetória já continha uma ironia: a casa em que ele passou a infância com a família não possuía sequer eletricidade. “Tive algumas crises na minha vida que me fizeram aprender muito. Com certeza essa foi uma delas”, declara.

Durante a juventude, promovendo pequenos negócios em Tupã, cidade para onde a família se mudou, Poit decidiu cursar engenharia elétrica, conseguindo pagar a faculdade com a ajuda dos pais.

Já formado e trabalhando em uma multinacional, o empreendedor decidiu fundar a Poit Energia em 1999. A empresa se especializou no aluguel de geradores e pequenos equipamentos elétricos. “Meu livro fala muito disso, de como a gente pode inventar produtos, agregando valor a negócios específicos e criando o próprio emprego”, ressalta. “Eu gosto de olhar sempre o lado do cheio do copo”.

O negócio floresceu até 2012, quando surgiu a oportunidade de negociar as ações da empresa, já bastante consolidada no mercado. “Foi um grande momento para mim, quase não dormi naquela madrugada”, confessa. “Vi o nome do caipira que nasceu na roça em vários sites, anunciando a venda da empresa para o líder mundial”.

O empresário, que já passou pelas gestões de Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Bruno Covas (PSDB) em cargos na Prefeitura de São Paulo, diz que agora está em um período de “devolução”. Ele revela que, inclusive, chegou a ser sondado para o governo de Jair Bolsonaro, mas acabou recusando a proposta.

“Acho que está na hora de os empresários contribuírem com os políticos, melhorando as gestões. Eu estou tentando trilhar esse caminho nesse momento de devolução de tudo o que aprendi e agora encontrei no Sebrae um lugar onde posso aplicar tudo isso”, diz.

Wilson Poit lança “O não você já tem…” na próxima segunda (3), às 19h, na Livraria da Vila, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.