Mãe do “Terça Insana”, Grace Gianoukas critica humor do stand up: “apelativo”

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2017 12h14
Johnny Drum/Jovem Pan

Grace Gianoukas criou o “Terça Insana” há 16 anos e continua fazendo muito sucesso com o show. Nesta terça-feira (16), a atriz veio ao Morning Show revelar que receberá Marisa Orth em uma das sessões e também aproveitou para falar sobre como enxerga a evolução do humor nos dias de hoje, deixando uma crítica pontual para o stand up.

Divisora de águas no cenário da comédia do Brasil, Gianoukas diz ser contra manifestações humorísticas que visam humilhar e denegrir camadas da sociedade.

“Começamos com o Terça Insana em 2001. Ele tinha uma coisa que nasceu com a ideia de buscar humor contemporâneo e que traduzisse as transformações da sociedade. Víamos muitas piadas de bullying e que humilham as diferenças. Gays e lésbicas eram ridicularizadas. Não entra piada racista, misógina, de gays. Toda terça-feira criávamos um show novo baseado em temas”, explica.

Nesse contraponto, a artista vê muito show stand up apelando para esse lado para conseguir reconhecimento e público, algo que não lhe agrada.

“O stand up quando foi concebido, era um estilo de assumir seus erros e suas falhas. Ele não é um show de comédia e foi o que virou no Brasil. Eles tiram piadas de uma grosseria por achar que são engraçados. Ninguém precisa apelar a isso para ter público”, disse.

Marisa Orth participará do Terça Insana 

Amigas de longa data, Grace Gianoukas e Marisa Orth conversaram por telefone durante o Morning Show e deram detalhes de como será a participação especial da noite desta terça-feira (16), no Teatro Opus, às 21h.

Orth dará vida a uma palestrante que inventa um curso sobre inibição: “Aprenda a Não Falar em Público”. A atriz diz estar super nervosa para subir ao palco, já que passou o texto apenas duas vezes antes da estreia.

“Eu vou afinar meu sangue, porque o que a Grace me deu hoje é a chance de ficar nervosa. O texto que inventamos juntas nós só passamos duas vezes e vamos lá hoje. Será uma mulher palestrante que inventou um curso sobre inibição: ‘Aprenda a Não Falar em Público’”, contou.

Curiosamente, o texto foi bolado num jantar, onde Marisa teve uma ideia enquanto estava bebendo e Gianoukas logo viu a chance de desenvolver a ideia, criando a personagem.

“Você não pode beber perto dela. A gente fala as coisas e ela diz que precisa colocar no Terça Insana”, brincou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.