“Os jovens têm vergonha de contar piada hoje em dia”, diz diretor do documentário “Piadeiros”

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2015 12h02
Reprodução/Facebook <p>Gustavo Rosa é o diretor do documentário "Piadeiros"</p>

Todo mundo conhece alguém próximo que conta piadas como ninguém. Mas o que será que faz essa pessoa ser engraçada? Foi pensando nisso que o diretor Gustavo Rosa de Moura, o convidado do Morning Show desta sexta-feira (20), teve a ideia para o documentário “Piadeiros”.

O filme percorre diferentes lugares do Brasil e de Portugal para, justamente, tentar entender o que há de especial nos contadores das anedotas. “Pareceu interessante para ver diferentes aspectos culturais e senso de humor”, afirmou Gustavo.

O diretor se preocupou em abordar pessoas comuns, sem profissionais do humor. Para ele, o lugar que foi mais bem-sucedido na empreitada foi Minas Gerais: “mineiro se mostrou muito bom de piada”. Já no Sul… o caminho foi inverso: “lá tinha muita gente engraçada, mas com outros tipos de humor”.

Ele explicou que, mesmo assim, não se pode julgar friamente as regiões do país: “a situação do documentário muda a realidade, não dá pra achar que com a câmera ligada vai ter toda a espontaneidade”.

Gustavo ainda disse acreditar que as piadas estão caindo em desuso no Brasil, perdendo para formatos americanos, como o stand up. “Os jovens tem uma certa vergonha de contar piada hoje em dia”, lamentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.