Laudo indica possível origem criminosa do incêndio no escritório de Meire Poza

  • Por Jovem Pan
  • 20/06/2016 09h52
Wilson Dias/Agência Brasil - 13.08.14 Meire Poza

 Às vésperas da deflagração da fase da Lava Jato em que Ronan Maria Pinto foi preso, em 31 de abril, um incêndio tomou conta do escritório de Meire Poza, ex-contadora de Alberto Youssef. Ela dava uma entrevista a Claudio Tognolli, no Jornal da Manhã, quando soube do incêndio e falou à Jovem Pan, entre lágrimas, que devia tratar-se de uma retaliação.

A revista IstoÉ divulgou um laudo da polícia civil que aponta que, de fato, existem indícios de que o incêndio no imóvel do Itaim Bibi foi proposital. Meire Poza é responsável por entregar à Polícia Federal os documentos que levaram os principais operadores dos desvios na Petrobras à prisão, dois anos antes da Operação Lava Jato ser iniciada, em 2012.

Meire, em nova entrevista à Jovem Pan, não se diz surpresa com a perícia: “Eu já esperava, todo mundo já sabia disso que o incêndio tinha sido criminoso, não tinha nenhuma lógica, em um prédio onde tinha sete conjuntos comerciais, só aquela sala ser queimada. Não tinha lógica como aconteceu, logo depois que o último funcionário saiu. A estrutura era nova, eu havia feito uma reforma com arquitetos, então não tinha como ter sido um curto-circuito, não tinha nada lá que pudesse queimar, enfim, só papel. Eu já esperava, já sabia, só esperava a confirmação”.

A Lava Jato iniciou suas investigações em março de 2014, após Meire Poza ter ido sozinha à Polícia Federal denunciar o esquema do petrolão. Porém, a contadora relata que passou de denunciante à investigada e perseguida pela própria Polícia: “Além de não ter sido chamada para falar sobre isso, hoje eu estou sendo perseguida pela Polícia Federal. Hoje a Polícia Federal inventou um inquérito onde sou investigada e vem me intimidando, intimando ex-funcionários, pessoas que não tem nada a ver com isso, como forma de intimidação, e inclusive me ameaçando em relação ao meu único imóvel”.

Informações: Claudio Tognolli

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.