Ministério da Justiça investiga o “hand spinner”, o brinquedo da moda

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2017 13h56
DIV - "finger spinners" ou "hand spinners"

Novo brinquedo é alvo de investigação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça.

O Ministério da Justiça abre investigação sobre venda do brinquedo do momento: o “hand spinner”. O brinquedo é uma hélice, com três pontas em formato circular: é basicamente um peão, mas no lugar de rodar no chão, ele roda na mão e até em outras partes do corpo.

Alguns vendedores afirmam que os “finger spinners” ou “hand spinners” aliviam tensões e ajudam no combate ao estresse, mas não há comprovação científica sobre isso.

O Inmetro identificou o objeto no mercado e o classificou como brinquedo recentemente. Agora, ele só pode ser vendido se cumprir normas técnicas e tiver o selo do órgão.

A investigação preliminar sobre o brinquedo foi aberta pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o DPDC. O Secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, destaca a importância da regulamentação do objeto. Ouça AQUI.

O Inmetro afirma que o brinquedo não é indicado para crianças com menos de 6 anos, por conter peças pequenas que podem ser engolidas. O secretário Arthur Rollo destaca que não há motivo para alarde, mas que é necessário ter atenção e cuidado para evitar problemas no futuro: quem encontrar spinners sem o selo de segurança do Inmetro pode denunciar no telefone 0800 285 1818.