Arthur do Val e Isa Penna: candidatos de direita e esquerda se enfrentam no Pânico

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2018 14h09
Jovem PanJovens são candidatos a deputado estadual nas eleições de 2018

O programa Pânico desta quarta-feira (1) mais uma vez deu espaço a um importante debate político. De um lado, Arthur do Val, criador do canal Mamãe Falei e candidato a deputado estadual pelo DEM. Do outro, Isa Penna, militante feminista e candidata a deputada estadual pelo PSOL. Enquanto o primeiro focou na diminuição dos gastos públicos e no fim dos privilégios dos políticos, a segunda levantou a bandeira da educação e do fim da violência contra as mulheres.

“Político tem privilégio demais. Quero mudar pelo exemplo. Vou abrir mão de auxílio-moradia e deixar de gastar toda a verba de gabinete. Um deputado hoje ganha em torno de R$ 25 mil e ainda tem um pacotão. No total, acho que dá mais de R$ 100 mil incluindo verba e cotão. É um absurdo! Esse cotão é uma cota para os gastos extras. Por exemplo, um cara do PT vai visitar o Lula no showmício, come um chocolate e paga ’50 pau’. Isso entra no dinheiro do cotão. Além disso, pretendo também revogar as leis inúteis e colocar o Escola sem Partido ao redor de todo o Estado”, declarou Arthur.

“Minha plataforma é voltada às mulheres. Existem questões importantes que temos que trazer ao concreto senão fica muito abstrato. Precisamos de um processo de compilação de dados e informações para a criação de um dossiê da mulher. Não tem isso hoje. Nenhum documento que fale qual é a situação da mulher, quais são as violências específicas pelas quais elas passam. Temos que saber isso para poder combater. Também queremos lançar um kit anti-machismo nas escolas. Não estou falando nada de ‘ideologia de gênero’, termo que nem gosto de usar, só de levar a discussão para a escola para convencer o menino de que ele não pode bater em mulher, de que ele não pode assediar a amiguinha”, disse Isa.

Os candidatos ainda debateram os casos de assédio sexual registrados na Copa do Mundo da Rússia, as mudanças no sistema tributário brasileiro, as atitudes tomadas pelo Facebook contra o MBL, as ocupações de grupos de luta por moradia nas grandes cidades e até mesmo o uso de drogas. Todos os vídeos estão no canal do Pânico no YouTube.

Confira os destaques aqui: