Crise no Everest: Muitas ‘pessoas despreparadas’ estão tentando escalar a montanha, diz alpinista

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2019 13h36
EFE EFE O Monte Everest tem 8.848 metros de altitude

O alpinista Rodrigo Raineri afirmou, em entrevista ao Pânico, que a atual crise no Monte Everest, no Nepal, não é causada pelo número de pessoas tentando escalar a montanha. “O problema não é quantidade de pessoas, é que tem pessoas despreparadas que não deviam estar ali”, explicou.

Segundo Raineri, os alpinistas precisam de uma preparação para escalar o Everest. Durante a subida, os escaladores vão “perdendo saúde” por causa das temperaturas baixas e da altitude elevada.

O aventureiro, que já escalou o Everest três vezes, ainda contou o que aconteceria se uma pessoa chegasse de helicóptero diretamente ao cume da montanha. “Em 3 minutos você apaga. Em 10 minutos, você morreu”, disse.

No ataque ao cume, o termo técnico para a expedição ao topo do Everest, as temperaturas costumam ficar entre 26 e 30 graus negativos. “A falta de oxigênio te deixa mais lento”, ressaltou Raineri.

Outro problema é a alimentação. Normalmente, os alpinistas fazem apenas uma refeição quente por dia. A hidratação também é um perrengue, já que a água congela no cantil. “Tem que derreter a neve na panela para fazer água”, contou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.