Deputado José Américo detona Ciro Gomes: ‘Ele é oportunista politicamente’

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2019 14h39
Jovem PanOs deputados José Américo e Heni Ozi Cukier foram os convidados do Pânico nesta quinta-feira (25)

O deputado estadual de São Paulo José Américo (PT) criticou a atuação política de Ciro Gomes, candidato à presidência da República pelo PDT nas eleições de 2018. “Ele é oportunista politicamente, ele desequilibra. Você não sabe para onde ele vai, ele não tem critério”, afirmou o parlamentar em entrevista ao Pânico nesta quinta-feira (25).

Américo disse que Ciro não tem posições declaradas e muda de acordo com a maré. Ele definiu o ex-governador do Ceará como um político pré-partidos e o comparou ao ex-presidente Jânio Quadros. “Esse tipo de político não tem mais espaço no Brasil”, ressaltou.

A posição de José Américo foi corroborada por Heni Ozi Cukier (Novo), também deputado estadual em São Paulo. “Ele é descompassado e perde o controle em qualquer situação”, disse o parlamentar sobre Ciro Gomes. “Ele inventa coisas, números e dados. Inventa realidades.”

Os deputados ficaram particularmente incomodados com a fala de Ciro sobre os judeus. Em entrevista ao site HuffPost Brasil, o ex-presidenciável criticou a relação do presidente Jair Bolsonaro com o que ele chamou de “corruptos da comunidade judaica”. “É um absurdo o que ele falou da comunidade judaica. Judeu é gente honesta e trabalhadora”, defendeu José Américo.

Polarização

Ainda no Pânico, José Américo e Heni Ozi Cukier falaram sobre o clima na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Para o deputado do Novo, há muita polarização na Casa. “Eu vejo uma polarização gigante. O debate ideológico domina e isso está insuportável no Brasil”, reclamou.

Eles também comemoraram o fato de que as eleições do ano passado renovaram a ALESP. “As novas forças tornaram o debate político melhor e mais complexo”, disse José Américo. “Durante anos, a Assembleia era o PSDB com uma maioria muito ampla e uma oposição. Agora a coisa está mais complexa”, explicou.