Marcelo Gleiser admite que a ciência nunca vai conseguir responder algumas perguntas da humanidade

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2019 14h06
Jovem PanMarcelo Gleiser foi o convidado do Pânico nesta quarta-feira (10)

O físico Marcelo Gleiser admitiu, em entrevista ao Pânico nesta quarta-feira (10), que a ciência não tem todas as respostas para as perguntas da humanidade – e talvez nunca as terá. “Você poder entender que nem toda pergunta tem uma resposta é muito legal. Algumas perguntas a gente nunca vai conseguir responder”, explicou.

O cientista ressaltou, no entanto, que isso não é uma falha. “Isso não é uma derrota da racionalidade humana, isso é o que faz a gente continuar tentando”, disse.

Um dos físicos mais importantes do país, Gleiser está lançando o livro “O caldeirão azul: O universo, o homem e seu espírito”, que reúne ensaios sobre a sociedade, a tecnologia e a natureza.

O novo livro é mais um capítulo no trabalho do cientista de aproximação com a espiritualidade. “Percebi que a ciência moderna faz perguntas que a religião já fazia há milhares de anos”, disse sobre a convergência entre as duas áreas.

Terra plana e aquecimento global

Ainda no programa, Marcelo Gleiser falou sobre temas que têm gerado polêmica ultimamente: a Terra plana e o aquecimento global. O físico confessou que tem dificuldade em saber se as pessoas realmente acreditam que o planeta não é redondo.

“Eu não sei se esses caras são sérios ou estão fazendo um movimento de resistência anárquica ao controle de informação”, disse sobre os terraplanistas.

Ele também defendeu que o aquecimento global é uma realidade e pode causar muitos estragos no planeta. “O gráfico mostra o aumento da temperatura junto com o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera. A gente já excluiu que é um fenômeno natural”, disse sobre o aquecimento da Terra.