Medida certa: 30 minutos de exercícios por dia já afastam o sedentarismo

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2018 13h59
Johnny Drum - Jovem PanMarcio Atalla conta que 30 minutos cinco dias por semana é o suficiente para deixar o sedentarismo

Responda sinceramente: qual é a sua desculpa para não fazer exercícios físicos ? A falta de tempo ? Pois saiba que apenas 30 minutos de atividades físicas diárias são suficientes para te livrar de doenças e sustos nos seus próximos anos de vida.

A afirmação é do educador físico e nutricionista Marcio Atalla, bastante conhecido pelo seu quadro “Medida Certa” no Fantástico e pelos seus três livros, entre eles “Sua Vida em Movimento”. Durante participação no programa Pânico desta terça-feira, o profissional chamou a atenção para um estudo de atividades físicas que ele acompanhou em Londres. “Um cara acompanhou 350 mil pessoas durante 12 anos. As pessoas magras e sedentárias têm o dobro de chance de adoecer nos próximos 10 anos do que uma pessoa acima do peso, mas que faz atividades físicas”, disse.

Questionado sobre o tempo necessário de exercícios para sair do sedentarismo, Atalla explica que “150 minutos semanais divididos em cinco dias é suficiente. Trinta minutos [por dia]”.

No quesito alimentação, o nutricionista explica que é preciso buscar o equilíbrio. Para ele, o que se come só passa a ser um problema quando há exageros. “A gordura não é o vilão. O lance é o equilíbrio. Na Dinamarca, o almoço costuma ter pão. A dieta certa é a que se adapta sem exageros”, diz.

Porém, ele volta a bater na tecla da necessidade de exercícios físicos. “Não importa a dieta, se você não se exercitar”, explica. “Apostar as fichas na alimentação” não é ideal. “A partir dos 40 anos [independente da dieta] perdemos massa muscular espontaneamente, tem que ter atividade física.”

Atalla estreará uma nova série documental homônima ao livro no Fantástico. O primeiro episódio do novo quadro será exibido em dia 20 de janeiro.