Portugal irá colaborar com reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2016 08h16
GESP Museu da Língua Portuguesa - GESP

Portugal irá colaborar com a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em dezembro do ano passado. O projeto executivo começa a ser desenvolvido nesta segunda-feira (08), mas as obras devem começar apenas no fim do ano, e o local pode ser reaberto em 2018.

A reforma será feita por meio de parceria do Governo de São Paulo com a Fundação Roberto Marinho, que fará a licitação para contratação da empreiteira.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o restauro do Museu é importante para todos os países que falam o português: “o Museu da língua Portuguesa, que vai renascer, virá para o futuro, mais que um momento do passado é uma aposta”.

O apoio português será dado na modernização do conteúdo e também com um incentivo para que empresas do país colaborem financeiramente.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou ao repórter Anderson Costa que a expectativa é que o Museu se torne mais moderno e interativo: “o Museu é totalmente digitalizado em seu acervo protegido. E torná-lo ainda mais moderno e interativo, é um museu que passa a ter uma importância mundial”.

Alckmin acrescentou ainda que parte da obra será bancada pelo seguro e o restante, por meio de captação financeira que será feita pela Fundação.

O secretário-adjunto de Cultura, José Roberto Sadek, explicou como será feita a restauração: “no final da obra civil, começa a obra do museu. A gente vai ter um momento em que isso vai estar junto. Mas não dá para fazer tudo junto. O que dá é para imaginar o projeto”.

Sadek acrescentou ainda que todas as obras emergenciais no prédio já foram finalizadas e, a partir de agora, as intervenções visam a restauração. Além da reconstrução do Museu, o governador de São Paulo e o presidente português trataram sobre a criação da Escola de Portugal na capital paulista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.