São Paulo inicia vacinação contra H1N1 para gestantes, idosos e crianças

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2016 08h55
Carolina Ercolin / JP Posto de Saúde da Vila Sônia

 A vacinação contra a gripe H1N1 para gestantes, idosos e crianças de até cinco anos começou nesta segunda-feira (11) em São Paulo. A campanha foi antecipada devido ao aumento de casos da doença, que já matou pelo menos 70 pessoas neste ano no estado.

A ordem de grupos prioritários é a mesma de outros anos, sendo que os profissionais da saúde foram imunizados na semana passada. O infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, descarta qualquer risco para quem receber as doses: “Essa vacina ela é composta por fragmentos de vírus, portanto não são vírus vivos. Ela estimula o sistema de defesa e produz o que chamamos de anticorpos. Depois de 12 a 15 dias estarão essas pessoas protegias contra os três vírus da gripe, incluindo o H1N1”. Jean Gorinchteyn afirma que a causa mais provável para o surto precoce de gripe H1N1 é a ida de brasileiros ao exterior no início do ano.

O secretário de saúde da cidade de São Paulo, Alexandre Padilha, confirma a hipótese e pede que grupos prioritários sejam imunizados o quanto antes: “Estamos muito longe de uma situação similar ao período da pandemia, mas o que tivemos foi uma antecipação, porque circulou mais H1N1 no inverno do hemisfério norte, um volume grande de pessoas vão a trabalho ou turismo para Europa e Estados Unidos e anteciparam uma introdução do vírus”.

Na próxima segunda-feira (18) a vacina será liberada para mulheres que tiveram filhos há pouco tempo e pacientes com doenças crônicas. Além de São Paulo, outros sete estados anteciparam o início da campanha nacional de vacinação, que começa oficialmente no dia 30 de abril.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.