Lula explica fala e rebate Moro: “o dia que você for candidato, vai ter muita ‘força de expressão’ nos palanques”

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2017 22h52
Reprodução Lula debochou de Moro: "O dia que você for candidato

Sérgio Moro questionou Lula, durante depoimento nesta quarta-feira (9), a respeito de fala do ex-presidente durante congresso do PT em São Paulo, na última semana, em que ele afirmava que mandaria prender seus opositores – “se não me prenderem logo, quem sabe eu mando prendê-los?”.

Lula afirmou que não passou de uma “força de expressão” utilizada no evento e ainda disse que Moro entenderá o que ele quis dizer quando for candidato. “O dia que você for candidato, você vai ter muita força de expressão nos palanques”, rebateu.

O petista se irritou diante da insistência do juiz, que indagou se era apropriado um ex-presidente da República fazer tal decaração, nesse tom. Lula, então, revelou mágoa com o vazamento de áudios seus com Marisa Letícia.

“Deixa só eu dizer uma coisa para você. Vamos, com todo respeito, todos nós precisamos tomar cuidado com as declarações. O senhor sabe por exemplo a mágoa profunda que eu tenho do vazamento das minhas conversas com a minha mulher e dela com o filho dela. Profunda a minha mágoa, sabe. E eu nunca falei nada. Estou tranquilo. Vamos esperar. O tempo se encarrega de recontar a história”, declarou.

Moro rejeitou que o desabafo de Lula fosse pertinente e retomou seu questionamento.

Confira na íntegra:

Lula: Eu quis dizer que a história não para com esse processo. A história um dia vai julgar se houve abuso ou não de autoridade nesse caso de comportamento tanto da Polícia Federal quanto do Ministério Público no meu caso.

Moro: E o senhor pretende mandar prender os agentes públicos?

Lula: Como é que eu vou saber se vou estar vivo amanhã?

Moro: Foi o que o senhor afirmou lá.

Lula: Isso é uma força de expressão. O dia que você for candidato, você vai ter muita força de expressão nos palanques.

Moro: O senhor acha apropriado, o senhor ex-presidente que já ocupou a Presidência da República fazer esse tipo de declaração?

Lula: Eu acho que não

(..)

Moro: O senhor acha apropriado?

Lula: O senhor sabe que foi um ato de força de expressão, sabe. Presidente não manda prender.

Moro: O senhor vai continuar fazendo esse tipo de declaração? Que vai mandar prender agentes públicos?

Lula: Não sei. Eu não prendo, presidente não prende ninguém. Não conheço na história, a não ser em regimes autoritários, que presidentes mandam prender. Manda investigar, abre o inquérito, denuncia e alguém manda prender. Isso vale para todo mundo.

Moro: Talvez o senhor não devesse fazer esse tipo de declaração

Lula: Deixa só eu dizer uma coisa para você. Vamos, com todo respeito, todos nós precisamos tomar cuidado com as declarações. O senhor sabe por exemplo a mágoa profunda que eu tenho do vazamento das minhas conversas com a minha mulher e dela com o filho dela. Profunda a minha mágoa, sabe. E eu nunca falei nada. Estou tranquilo. Vamos esperar. O tempo se encarrega de recontar a história.

Moro: Isso não está em consideração aqui, senhor ex-presidente. Mas ali haviam eventos probatórios relevantes. Em um outro momento nós podemos explicar isso para o senhor, se for necessário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.