Governador de Nova York diz que explosão foi “ato de terrorismo”

  • Por EFE
  • 18/09/2016 15h15
JLX01. New York (United States), 18/09/2016.- New York Mayor Bill de Blasio (2-R) and New York Governor Andrew Cuomo (3-R) and unidentified police officers stand in front of a mangled dumpster while touring the site of an explosion that occurred overnight in the Chelsea neighborhood of New York, New York, USA, 18 September 2016. Over 20 people were injured in blast. The motive is still being investigated, despite authorities assuming it is apparently not linked to international terrorism. (Terrorismo, Estados Unidos) EFE/EPA/JUSTIN LANE EFE/EPA/JUSTIN LANE Prefeito de Nova Iorque Bill de Blasio e governador Andrew Cuomo (dir.) passam em frente ao local de explosão

O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse neste domingo que a explosão ocorrida ontem foi um “ato de terrorismo”, mas as autoridades ainda não têm provas que a vinculem ao terrorismo internacional. O Estado Islâmico reivindicou o autor de atentado simultâneo no estado de Minnesota como “soldado” do califado.

“Ainda não há evidências que a vinculem com o terrorismo internacional, mas uma bomba que explode em Nova York obviamente é um ato de terrorismo”, disse Cuomo em entrevista coletiva no local da explosão.

O governador acrescentou que sejam quem forem os responsáveis por colocar as duas bombas em Manhattan, as autoridades “vão encontrá-los” e levá-los à Justiça.

“Uma alternativa é especular ou formular hipóteses, e outra opção é esperar os fatos e começar a partir daí. Não seria razoável que me colocasse a especular sobre algo que ainda não conhecemos”, acrescentou o governador.

Cuomo advertiu que os nova-iorquinos não vão permitir que este tipo de pessoa e este tipo de ameaça “altere” suas vidas. “Isto é uma democracia, aqui vivemos em liberdade, e não vamos permitir que nos tirem”, insistiu.

O governador afirmou que desta vez houve “sorte” porque não houve mortes e explicou que as 29 pessoas que ficaram feridas após a explosão já receberam alta.

A explosão da bomba, colocada em uma lata de lixo, ocorreu por volta das 20h30 de ontem (hora local; 21h30 de Brasília) no bairro de Chelsea, uma região muito frequentada por turistas.

Posteriormente, as autoridades localizaram uma segunda bomba a pouca distância do lugar da explosão e que, segundo a polícia, foi montada em uma panela de pressão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.