Idade mínima para aposentadoria ‘vai ser o mais fácil de passar’ no Congresso, avalia Rogério Marinho

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2019 14h41
Renato Cortez/Estadão Conteúdo Marinho falou à imprensa após apresentação do projeto de reforma da Previdência

Secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho afirmou nesta quarta-feira (20) que a proposta de idades mínimas para aposentadoria (65 anos para homens e 62 para mulheres) devem ser os tópicos de mais fácil aprovação no Congresso Nacional. A equipe econômica queria idades iguais, mas o presidente Jair Bolsonaro optou pela diferenciação.

Proposta de reforma da Previdência foram apresentadas nesta manhã.

“Essa é uma discussão que tentamos fazer sob a luz da racionalidade. As mulheres vivem mais que os homens, em média sete anos, mas o presidente decidiu reduzir. Nós respeitamos posição do presidente, acho que dentro do ambiente do Congresso vai ser o mais fácil de passar”, afirmou à imprensa após a apresentação do projeto.

Ele também defendeu idades mínimas iguais em algumas categorias, como professores e trabalhadores rurais (60 anos) e policiais (55), “por serem atividades especiais”. Mais cedo, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, também havia destacado que a diferenciação dessas idades se deve à atividade, não ao gênero.

Marinho ressaltou ainda o trabalho do governo para coibir fraudes nos benefícios rurais. “Tentamos filtrar e ter maior exatidão no cadastro rural. Vamos dar benefício rural a quem de fato merece.”. Ele rebateu críticas de que as idades seriam severas demais em algumas regiões. “A variação de expectativa de sobrevida aos 65 anos é mínima entre regiões.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.