Ministro diz que edital para contratação de novos médicos sai nesta terça-feira

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2018 17h08
Arquivo/Agência BrasilUm segundo edital deve ser publicado ainda na próxima semana

Com a saída dos médicos cubanos do Brasil, pelo menos 8,5 mil vagas serão abertas. E nesta segunda-feira (19), em evento da Conferência Nacional dos Municípios (CNM) que contou com a presença do presidente Michel Temer (MDB), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou que o edital para a contração de novos profissionais será lançado na terça (20).

Esse edital estará disponível para médicos brasileiros e estrangeiros inscritos no CRM, Conselho Regional de Medicina, a partir das 8h da manhã. Os candidatos poderão selecionar as vagas de interesse. De acordo com o ministro, os contratados suprirão a demanda antes atendida pelos médicos cubanos do programa Mais Médicos.

Outro edital também deve ser publicado na próxima semana para ampliar o escopo de contratações. “Todos os médicos, inclusive os cubanos, poderão optar em permanecer e participar dessa seleção”, disse o ministro.

Com o vácuo deixado, o ministro considera ainda um novo programa Revalida para alinhar os formados no exterior que desejarem ocupar as vagas abertas. “A determinação do presidente Temer é que tenhamos o menor impacto possível na ausência de qualquer médico cubano que possa a partir da semana passada já ter saído”, afirmou.

Além disso, os editais apresentam uma característica emergencial que impedirá que mais de um profissional se candidate para a mesma vaga em um mesmo município. Na prática, isso quer dizer que a vaga será fechada no sistema após o primeiro candidato confirmar interesse.

No fim do evento, enquanto o ministro assinava a determinação para a publicação do edital de contratação, prefeitos que participavam do evento entoaram gritos de “fica Temer”.

*com informações de Estadão Conteúdo