Passe cavado, pressão rápida e infiltração: Tite abre o jogo e revela lições de City 1 x 0 Chelsea

  • Por Jovem Pan
  • 05/03/2018 15h07
Wilton Junior/Estadão ConteúdoTite será o responsável por comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018. Enquanto o torneio não chega, ele estuda

Tite pegou o avião, cruzou o Atlântico, desembarcou na Inglaterra e teve uma verdadeira aula de futebol. Presente no Etihad Stadium, no último domingo, para acompanhar o jogão entre Manchester City e Chelsea, pela 29ª rodada do Campeonato Inglês, o treinador da Seleção Brasileira tirou algumas lições de como furar defesas formadas por linha de 5 – sua obsessão nos meses que antecedem a Copa do Mundo.

Os aprendizados de Tite foram revelados pelo próprio técnico, em contato exclusivo com o comentarista Flavio Prado, da Rádio Jovem Pan.

Eis, abaixo, o que Tite aprendeu com o Manchester City de Pep Guardiola. São elementos que o técnico observou no jogo do último domingo e definiu como “fundamentais” para vazar linhas de 5.

  1. Passe cavado, pelo alto, buscando jogadores infiltrando em “diagonal” ou na “vertical”
  2. Pressão imediata dos atacantes caso o adversário antecipe e tome a bola
  3. Muita infiltração dos meias. Se um cruza de um lado, o outro aparece do outro, pisando na área para finalizar

A jogada do gol de Bernardo Silva, o único da vitória do City por 1 a 0, contempla esses três “itens”. Na origem do lance, Gündogan observa a infiltração de Agüero e cava para o atacante, que é antecipado por Christensen e imediatamente o pressiona. A bola é rapidamente retomada, e, enquanto David Silva entra na área pelo lado esquerdo, Bernardo Silva infiltra pelo direito. O espanhol, então, recebe do argentino e cruza para o português, que só empurra para o fundo das redes de Courtois.

Essa construção permitiu ao time de Pep Guardiola vencer por 1 a 0 um jogo que, segundo Tite, poderia ter tido um placar mais elástico. “Foi uma atuação exuberante do Manchester City. O Chelsea não perdeu… Saiu derrotado! No placar e na autoestima!”, definiu.

Saiba mais detalhes sobre as observações de Tite no vídeo abaixo!